quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Diferença entre imagems vetoriais e do tipo bitmap

Imagens vetoriais são construídas através de elementos matemáticos conhecidos como vetores. Neste processo, o arquivo que contém a imagem informa ao computador de que maneira ela deve ser desenhada na tela. Devido ao processo empregado, essas imagens não perdem sua qualidade quando ampliadas ou reduzidas, e independem da resolução do monitor ou impressora, além de ocuparem um espaço consideravelmente menor, se comparadas com as imagens bitmap. Justamente pelo fato dos vetores poderem ser ampliados ou reduzidos sem grande preocupação é que os logotipos e logomarcas são preferencialmente criados em formatos vetoriais.
Mapas de Bits: São as imagens mais comuns no dia a dia. Bitmaps são imagens formadas por pontos individuais conhecidos como pixels (o menor elemento de uma imagem). Em outras palavras, podemos dizer que um arquivo do tipo bitmap descreve uma imagem pixel por pixel. A qualidade de uma imagem, também conhecida por resolução, é diretamente proporcional à quantidade de pixels contida em uma polegada quadrada. Usualmente, esta resolução é medida em pontos por polegada dpi (Dots Per Inch - pontos por polegada). A qualidade de uma imagem do tipo bitmap também será afetada se ela for ampliada ou reduzida.
DETALHE: IMAGENS VETORIAIS PODEM SER FACILMENTE CONVERTIDAS EM BITMAPS. JÁ O CONTRÁRIO É NORMALMENTE UM PROCESSO TRABALHOSO.

Nenhum comentário: