quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Comentário sobre o filme “Piratas do Vale do Silício”

O filme “Piratas do Vale do Silício” (Pirates of Silicon Valley, 1999 – Martyn Burke) é um híbrido de documentário e ficção baseada em fatos reais que conta os acontecimentos que ocorreram durante o nascimento de duas das maiores empresas mundiais na atualidade: A Apple e a Microsoft.
Antes de tudo, é importante ressaltar que o objetivo do filme é discutir a questão das relações humanas no mundo corporativo. Ao analisarmos as cenas, percebemos que a fidelidade ao que realmente ocorreu nas décadas passadas não foi algo levado como essencial na criação do roteiro. Segundo muitos blogs e artigos de especializados, muitas informações trazidas pelo filme são equivocadas. (Ex.: A criação do mouse, que segundo especialistas, não foi feita pela Xerox, e sim pelo Engº Douglas Engelbart.)
Mas, como já disse, o importante são as relações. E o que fica nítido no filme são os problemas éticos ocorridos entre os fundadores das empresas: Steve Jobs e Steve Wozniak (Apple); Bill Gates, Steve Ballmer e Paul Allen da Microsoft. Espionagem industrial, roubo de idéias, preocupação apenas com os lucros são atitudes evidenciadas a todo instante pelo filme.
A conclusão que chegamos após assistir “Piratas do Vale do Silício” é que muitas das grandes inovações e equipamentos hoje essenciais para nós nasceram num berço marcado pela falta de ética e pela pilantragem. E a pergunta que fica (enquanto acompanho a cassação – ou não – do Sen. Renan Calheiros ...) é: é possível obter sucesso de forma honesta?

Nenhum comentário: